Equoterapia, ou Hipoterapia, é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de umaabordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento psicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.
Na equoterapia, o cavalo é utilizado como um meio de se alcançar os objetivos terapêuticos. Ela exige a participação do corpo inteiro, de todos os músculos e de todas as articulações.
A andadura do cavalo imprime movimentos tridimensionais, ou seja, em três eixos distintos para cima e para baixo, para um lado e para outro e para frente e para trás, que são estímulos somatossensorial, proprioceptivos e vestibulares para o praticante cavaleiro.
- Desenvolver o controle postural do praticante pelo estímulo à via dos substratos do controle motorlocal.
- Desenvolver o equilíbrio do praticante pelo estímulo aos substratos de controle motor postural, reações de ajuste, de defesa e de endireitamento corporais.
- Aperfeiçoar o assento do praticante sobre o cavalo pelo estímulo do controle motor global. Nesta fase o praticante aperfeiçoa e aplica feedback/feedforward adquiridos, que o permitem manter-se equilibrado sobre à sela e unir-se coordenada e harmoniosamente aos movimentos do cavalo, desenvolvendo com o animal um conjunto biomecânico melodioso.
Caso tenha interesse em ser voluntario ou patrocinador em um programa de Equoterapia ou Hipoterapia, acesse:
Associação Nacional de Equoterapia
Equoterapia Rio
Equoterapia Santo André
Nenhum comentário:
Postar um comentário